OBESIDADE JUVENIL DEVE SER TRATADA O QUANTO ANTES

HIPERTENSÃO ARTERIAL

11 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DEPRESSÃO, STRESS, RELEVANTE;


Imagem relacionada
SE VOCÊ ESTÁ SENTINDO DEPRESSÃO, IRRITABILIDADE, INTOLERÂNCIA, SENSAÇÃO DE PÂNICO, INSÔNIA, DIFICULDADE PARA DORMIR UM SONO REPARADOR, DOR DE CABEÇA, ALTERAÇÃO DE HUMOR, SEM CAUSA APARENTE, TOMANDO MEDICAÇÃO CORRETA DE SEU PSIQUIATRA, TERÁ QUE DESCARTAR A PRESENÇA DE DOENÇAS HORMONAIS OU METABÓLICAS.


COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, POIS ESSES SINTOMAS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS DOENÇAS ENDOCRINOLÓGICAS E NEUROENDOCRINOLÓGICAS, EM QUALQUER FASE DA VIDA, EMBORA MAIS FREQUENTEMENTE APÓS OS 40 ANOS DE IDADE, ONDE DIVERSOS HORMÔNIOS COMEÇAM A DIMINUIR EM QUANTIDADE E EFICIÊNCIA.


Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossas emoções e sentimentos. Todos se sentem “down”, "para baixo" de vez em quando, ou de “alto astral” às vezes e tais sentimentos são normais. É claro que é muito diferente de um diagnóstico neuro – psiquiátrico. Uma boa comparação que possamos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão neuro - psiquiátrica e a depressão “normal” seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão.
Entretanto, independente de alterações comportamentais, a deficiência de hormônios e disfunções metabólicas também levam a uma série de sintomas multidisciplinares e deve ser acompanhada também por endocrinologista ou neuroendocrinologista pois além de outros sintomas como irritação, intolerância, sensação de pânico, insônia, dor de cabeça, alteração de humor, stress, depressão pode ser relevante. A depressão está associada com um risco moderadamente aumentado de acidente vascular cerebral futuro, conforme mostra um recente estudo, "Sabemos que a depressão está associada a um risco aumentado de doença cardiovascular, e também sabemos que a depressão pós-AVC acidente vascular cerebral, é comum, conforme pesquisas da Harvard School of Public Health em Boston, Massachusetts. O Stress prejudica o desenvolvimento do metabolismo da glicose em indivíduos anteriormente normoglicêmicos, de acordo com os resultados do Australian Diabetes, dificultando a gestão de pacientes diabéticos compensados, ficando comprometido seu controle. O stress relevante materno durante a segunda metade da gravidez está associado a um aumento significativo do risco para resultados adversos no nascimento (ex:diabetes gestacional). O stress relevante com evidências crescentes de que o stress psicológico e transtornos do humor associados estão ligados, e pode afetar negativamente o curso de doença inflamatória gastrointestinal. Outro fator, ou seja o comprometimento da cognição está ligada à depressão e ao stress relevante. A palavra cognição é derivada da palavra latina cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos. Declínio cognitivo tem sido associado com o envelhecimento, e como a população mundial de mais idade tem aumentado, existe uma preocupação crescente sobre as implicações da disfunção cognitiva. No entanto, o declínio cognitivo varia muito entre as idades, o que sugere que pode não ser apenas uma consequência natural do envelhecimento, mas pode estar ligada a múltiplos fatores de risco, entre esses fatores a depressão associada ao stress relevante, e outras doenças metabólicas e hormonais. O que se deduz é que embora a depressão possa ser minorada com tratamentos adequados e o stress relevante possa ser administrado com regular eficiência, tais fatores podem ser causados por muitos fatores multidisciplinares e pessoas que apresentam tais sintomas devem procurar ajuda profissional, e descartar todos os tipos de intercorrência, principalmente a possibilidade de ser um processo endocrinológico ou neuroendocrinológico, como tireóide, climatério, síndrome pré menstrual, TPM e outras doenças.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossas emoções e sentimentos...
http://drcaiojr.site.med.br 

2. Depressão está associada a um risco aumentado de doença cardiovascular, e também sabemos que a depressão pós-AVC acidente vascular cerebral, é comum ...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com/


3. O stress relevante com evidências crescentes de que o stress psicológico e transtornos do humor associados estão ligados, e pode afetar negativamente o curso de doença inflamatória gastrointestinal...
http://esteatosehepatica.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Científico, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica – Van Der Häägen Brazil, São Paulo Brasil.Wright et al. 2005, Balbus-Kornfeld et al. 1995; Muldoon et al. 1996; Shih et al. 2007; Weuve et al. 2009, Jornal Especializado Rev Gastroenterol Hepatologia, dezembro 2009, Society of Behavioral Medicine (SBM) 32 Reunião Anual e Sessões Científicas: 2123, Apresentado 29 abril de 2011, Alice D. Domar, PhD, diretor do Centro Domar para Mente / Corpo Saúde em Boston, Jacky Boivin, PhD, psicólogo da saúde, Cardiff Fertilidade Estudos Grupo de Pesquisa, Universidade de Cardiff, País de Gales.Richard J. Paulson, MD, professor de obstetrícia e ginecologia; chefe, divisão da endocrinologia reprodutiva e infertilidade, University of Southern California Keck School of Medicine, Los Angeles. 2008 American Academy of Neurology Fellowship Award Jornalismo e Sociedade de 2010 National Press Foundation da doença de Alzheimer. Harvard School of Public Health em Boston, Massachusetts.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz