OBESIDADE JUVENIL DEVE SER TRATADA O QUANTO ANTES

HIPERTENSÃO ARTERIAL

14 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DEPRESSÃO, STRESS (ESTRESSE) RELEVANTE;

QUANDO CONSIDERAMOS O STRESS (ESTRESSE), TEMOS NECESSIDADE DE PRESTARMOS ATENÇÃO NO ESTRAGO ORGÂNICO, METABÓLICO, HORMONAL, EM RESUMO O COMPROMETIMENTO À QUALIDADE DE VIDA QUE NOS ACARRETA.

OS SINTOMAS CLÁSSICOS QUE SE OBSERVAM COM GRANDE FREQUÊNCIA EM PESSOAS STRESSADAS (ESTRESSADAS), ALÉM DE UM ACOMPANHAMENTO DE ORDEM PSICOGÊNICA, EXISTEM NECESSIDADES OUTRAS, COMO CORRIGIR DISFUNÇÃO FISIOLÓGICA DO ORGANISMO PROVOCADO POR ESTE MAL DA CIVILIZAÇÃO, QUE MUITO POUCAS PESSOAS, VEZ OU OUTRA NÃO TENHA SIDO SUBMETIDA. AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL; MAIOR RISCO DE DERRAME; MAIOR SUSCEPTIBILIDADE A INFECÇÕES, DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS, COMO DIARREIA E CONSTIPAÇÃO; DESORDENS ALIMENTARES, GANHO OU PERDA EXCESSIVOS DE PESO; RESISTÊNCIA À INSULINA QUE ESTÁ ASSOCIADA AO DIABETES TIPO 2, E EXACERBAÇÃO DO DIABETES; DOR DE CABEÇA DO TIPO TENSIONAL; INSÔNIA; DIMINUIÇÃO DO DESEJO SEXUAL E IMPOTÊNCIA TEMPORÁRIA NOS HOMENS; EXACERBAÇÃO DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL; DIMINUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO, INIBIÇÃO DO APRENDIZADO E REDUÇÃO DA MEMÓRIA; EXACERBAÇÃO DE LESÕES DE PELE, COMO POR EXEMPLO, A ACNE.


Considerando os problemas mais relevantes do stress, que pode ter sua evolução para o estado depressivo, alguns desses problemas merecem mais atenção, pela intensidade dos seus comprometimentos: A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência e relevantes no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a hereditariedade (genética), a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse (stress), o fumo, depressão relevante, e outras causas.
Pessoas afro-descendente possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude, fase infanto-juvenil, incluindo bebês. Existe um problema para diferenciar a pressão alta da pressão considerada normal. Ocorre variabilidade entre a pressão diastólica e a pressão sistólica e é difícil determinar o que seria considerado normal e anormal neste caso. Alguns estudos farmacológicos antigos criaram um mito de que a pressão diastólica elevada seria mais comprometedora da saúde que a sistólica. Na realidade, um aumento nas duas é fator de risco. Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mm Hg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a patologia. Outra forma de estresse, (stress) agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro (temporário). Na maioria dessas circunstâncias de estresse (stress) agudo, uma vez eliminado o fator estressante diminui sua relevância, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna frequentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse (stress) não é suprimida tornando-se relevante, nesses casos a função hormonal fica comprometida e é necessária a intervenção do endocrinologista ou neuroendocrinologista. Dentre os fatores estressantes crônicos, está a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança, além do comprometimento da saúde com todos os sinais e sintomas clássicos.
O stress (estresse) pode levar a sobrepeso, obesidade, ou a obesidade, obesidade visceral, intra-abdominal pode levar ao stress e depressão relevante, através da não identificação de sua auto-imagem ou mesmo através do bullying, seja em crianças, infanto-juvenis, adolescentes ou mesmo adultos, pois em qualquer dessas situações a auto-estima fica comprometida e fica distorcida a auto-imagem praticamente de forma definitiva ou por longos períodos, o que é um desastre para o indivíduo. Portanto, devemos nos cuidar para não cairmos na armadilha biopsicossocial negativa, que irá comprometer nossas existências e qualidade de vida.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. O stress relevante pode levar a hipertensão ou pressão alta, tendo como causas a hereditariedade (genética), a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse (stress), o fumo, depressão relevante, e outras causas...
http://drcaiojr.site.med.br

2. O stress (estresse) pode levar a sobrepeso, obesidade, ou a obesidade, obesidade visceral, intra abdominal pode levar ao stress e depressão relevante
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com/

3. O stress relevante com evidências crescentes de que o stress psicológico e transtornos do humor associados estão ligados, e pode afetar negativamente o curso de doença cardiovascular...
http://dracaio.site.med.br



AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Científico, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica – Van Der Häägen Brazil, São Paulo Brasil.Wright et al. 2005, Balbus-Kornfeld et al. 1995; Muldoon et al. 1996; Shih et al. 2007; Weuve et al. 2009, Jornal Especializado Rev Gastroenterol Hepatologia, dezembro 2009, Society of Behavioral Medicine (SBM) 32 Reunião Anual e Sessões Científicas: 2123, Apresentado 29 abril de 2011, Alice D. Domar, PhD, diretor do Centro Domar para Mente / Corpo Saúde em Boston, Jacky Boivin, PhD, psicólogo da saúde, Cardiff Fertilidade Estudos Grupo de Pesquisa, Universidade de Cardiff, País de Gales.Richard J. Paulson, MD, professor de obstetrícia e ginecologia; chefe, divisão da endocrinologia reprodutiva e infertilidade, University of Southern California Keck School of Medicine, Los Angeles. 2008 American Academy of Neurology Fellowship Award Jornalismo e Sociedade de 2010 National Press Foundation da doença de Alzheimer. Harvard School of Public Health em Boston, Massachusetts.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz