OBESIDADE JUVENIL DEVE SER TRATADA O QUANTO ANTES

HIPERTENSÃO ARTERIAL

17 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DEPRESSÃO E STRESS RELEVANTE; UMA FALHA NA REGULAGEM HORMONAL É POSSÍVEL CAUSA DA DEPRESSÃO E STRESS EM SERES HUMANOS

Resultado de imagem para stress sintomas


EM RESPOSTA A UMA SITUAÇÃO DE STRESS (ESTRESSE), O CÉREBRO LANÇA UM SINAL DE ALARME À GLÂNDULA SUPRA-RENAL PARA QUE ESTA LANCE NO SANGUE HORMÔNIOS COMO OS GLUCOCORTICOIDES, QUE DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA PRESERVAÇÃO DO EQUILÍBRIO FISIOLÓGICO DE DIVERSOS ÓRGÃOS.

Pessoas com stress e depressão relevante e grave produzem quantidades excessivas de hormônios, incluindo o glicocorticoesteróide, o que poderá indicar que o seu cérebro reage diferentemente ao nível de stress (estresse), segundo pesquisadores concluíram que uma possível causa da depressão é a incapacidade do organismo em medir e regular o nível de glicocorticoesteróide no cérebro. O que já foi detectado há muito tempo é que o glicocorticosteróide é um parâmetro relevante para se detectar o nível de stress (estresse)relevante ao qual cada organismo está sendo submetido. Entretanto, é de extrema importância que os hormônios da glândula supra-renal entejam trabalhando em ordem, pois a sua desorganização apesar de ser benéfica em diversas situações, sua disfunção leva a diversos comprometimentos orgânicos indesejáveis. Nos mamíferos, a glândula supra-renal ou adrenal é uma glândula endócrina com formato triangular, envolvida por uma cápsula fibrosa e localizada acima do rim.
A sua principal função é estimular a conversão de proteínas e de gorduras em glicose (substância energética solicitada em caso de algum problema orgânico), ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras, e consiste na síntese e libertação de hormônios corticosteroides e de catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina. Os parâmetros irregulares dessas substâncias causa uma verdadeira anarquia no organismo humano, pois assim como alguns dos hormônios da glândula supra-renal pode degradar a gordura em substância energética, se a disfunção persistir irá criar uma situação inversa, onde o aumento da gordura para fins de reserva futura de energia pode levar ao sobrepeso, obesidade relevante, obesidade visceral, intra abdominal ou central. A gordura também se deposita no rosto, na região malar ("maçãs do rosto"), onde a pele fica também avermelhada, formando-se uma face que é conhecida como de "lua-cheia". Ocorre também afilamento dos braços e das pernas com diminuição da musculatura, e, consequente, fraqueza muscular que se manifesta principalmente quando o paciente caminha ou sobe escadas.
A pele vai se tornando fina e frágil, e nessas condições podemos ver o resultado relevante de stress e depressão associados, e de forma mais devastadora possível. O que temos que considerar é que se ficarmos submetidos a um stress que poderá levar a uma depressão relevante, não se trata apenas de um mal humor inconsequente, mas uma doença de repercussão extensa e grave, que necessita imediatamente ser compensada tanto de ordem psicogênica como endocrinológica e neuroendocrinológica, pois pode nos levar ao êxito letal em não se tomando atitudes adequadas.

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A sua principal função é estimular a conversão de proteínas e de gorduras em glicose (substancia energética solicitada em caso de algum problema organico)...
http://drcaio.site.med.br

2. . Os parametros irregulares dessas substancias causa uma verdadeira anarquia no organismo humano, pois assim como alguns dos hormonios da glandula supra renal pode degradar a gordura em substancia energética...
http://endocrinologiaclinica.blogspot.com

3. Os parametros irregulares dessas substancias causa uma verdadeira anarquia no organismo humano...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
AYALA, A.R. Antagonistas do hormônio liberador da corticotrofina: atualização e perspectivas.Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia, v.46, n. 6 São Paulo Dec. 2002.. FELDMAN, B.F.; ZINKL, J.G.; JAIN, N.C. Schalm’s Veterinary Hematology. 5ª Ed. Philadelphia:Lippincott Williams & Wilkins, 2000.1344 p.
GONZÁLEZ, F.H.D & SILVA, S.C.da. Introdução à bioquímica clínica veterinária. Porto Alegre, UFRGS, 2003. 198 p. GRIFFIN, J.E. & Ojeda, S.R. Textbook of endocrine physiology. 2º Ed.; New York. Oxford University Press, 1992. GUYTON, A.C.; Hall, J. E. Tratado de fisiologia médica..10ª Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/